No início deste século, em Haia, existia o Museu Scheurleer onde se encontrava em exibiçao a colecçao privada de C.W. Lunsingh Scheurleer. Durante os anos vinte, este banqueiro pôde comprar grande parte da colecçao Von Bissing. Para além de contribuir para os custos de escavaçoes de W.M.F. Petrie, adquiriu ainda muitos objectos provenientes da partilha após a escavaçao. No entanto, o banco Scheurleer sofreu alguns problemas e caíu na bancarrota em 1932. Para manter a colecçao na Holanda, foi formada a Fundaçao Allard Pierson Foundation. A cidade de Amsterdao pôs à disposiçao uma escola na Sarphatistreer e em 1943 foi inaugurado o Museu Allard Pierson, o Museu Arqueológico da Universidade de Amsterdao. No decorrer dos anos, este museu alargou as suas colecçoes através da compra, ofertas ou empréstimos permanentes, como é o caso das colecçoes Van Leer, Boeke-Cadbury e a colecçao Dobbor de estatuetas funerárias. Devido à constante falta de espaço, a Universidade de Amsterdao comprou para o museu o antigo edifício do 'Nederlandse Bank', onde abriu o novo Museu Allard Pierson em 1976.
Os núcleos principais da colecçao egípcia sao os Períodos Pré- e Proto-Dinástico, o Período Amarniano, o Época Greco-Romana e os têxteis coptas.
Além da colecçao egípcia, o Museu Allard Pierson detém peças da Grécia, Roma, Etrúria, Creta/Micenas, Chipre e Asia Ocidental.